A maioria dos filhos dão, ou darão, alguns problemas na escola, e você tem que estar preparado para isso, pois não é bom pagar a mensalidade da escola dele, e quando chegar o fim do ano letivo vem a notícia que nenhum pai gostaria de receber, que seu filho foi reprovado. Devemos agir antes que isso aconteça, porque a falta de interesse nos estudos vai prejudicar principalmente seu filho, que não vai aprender nada, além de ser visto como repetente por seus colegas, que serão mais novos que ele. Se não sabe o que fazer, aqui vão dicas super valiosas para que possa ajudar seu filho nos estudos.

1. Converse com ele e explique a importância de se dar bem nos estudos.
2. Procure descobrir o motivo dele(a) não querer fazer as lições.
3. Crie uma rotina, determinando o horário que ele(a) deve estudar.
4. Organize um lugar em sua casa que ele(a) possa estudar com mais tranquilidade e concentração.
5. Tente ajudá-lo(a) no que estiver ao seu alcance, estude com ele(a), explique as lições do jeito mais fácil que encontrar, ou usando objetos para explicar matemática, ou fazendo teatrinho de fantoche para fazê-lo entender outras matérias, o importante é usar sua imaginação.
6. Quando perceber algum tipo de progresso, tente deixá-lo sozinho algumas vezes, para ver se ele consegue fazer a lição sozinho.
7. Ajude ele na hora que for preciso fazer algum tipo de pesquisa, orientando-o com o material mais apropriado para seu melhor entendimento.
8. Explique ele que não deve copiar o conteúdo, e sim escrever o que aprendeu.
9. Veja se ele aprendeu algo ou apenas decorou.
10. Se houver algo que não possa explicar peça a ajuda da professora.
11. Tente levar seu filho a lugares educativos como museus.
12. Faça seu filho ver que se sente orgulhoso pelo esforço dele, dando algum tipo de recompensa como um dinheirinho, um brinquedo especial, ou até mesmo um jantar com sua comida favorita.
Portanto, auxilie ele no que for preciso, e saiba que ajudando-o hoje está contribuindo para um futuro promissor.

Informa-te também sobre: